Bem vindo a meu animado mundo!

Olá, meu nome é Muybridge Neto e vou aqui mostrar meu projeto de pesquisa fotográfica contemporânea; afinal de contas, “É importante ser contemporâneo, pelo menos de si próprio”.

Com uma bagagem genética como a minha – vocês já devem ter ouvido falar do meu bisavô, Eadweard Muybridge – penso ser muito lógico que eu trate a fotografia, imagem estática por natureza, de uma maneira diferente, mais móvel, por assim dizer, me aproveitando das ferramentas tecnológicas hoje existentes.

Para tal, adotei os GIFs como plataforma de trabalho. Este formato de arquivo, leve e prático, que pode ser lido através de qualquer navegador e pela maior parte dos sistemas operacionais, surgiu nos primórdios da Internet para possibilitar o uso de animações simples que pudessem chamar a atenção dos visitantes dos sites lá nos idos dos anos 1987.
Arrisco dizer que o GIF é o flip book contemporâneo, digital, ou ainda que tenho feito com ele stop motions de vida real. Este é o cerne de meu trabalho: retratar animadamente, e ainda através da fotografia, a vida que passa em frente a meus olhos.

A partir da fotografia, meu bisavô estabeleceu as bases para o cinema, a imagem em movimento. O que eu faço hoje é bem parecido: parto da imagem estática para criar pequenas animações que exploram características da fotografia como o Tempo, o Espaço e o foco.

Advertisements
Categories: Premio Brasil 2012, Textos | Tags: , , , , , , | Leave a comment

About Muybridge Neto

Eu sou Muybridge Neto, herdeiro artístico do meu bisavô Eadweard Muybridge Os GIFs são minha plataforma de trabalho. O GIF é o flip book contemporâneo, digital. Ele permite a criação de stop motions da vida real. É isso que faço: retrato animadamente, através da fotografia, a vida que passa em frente a meus olhos. Criar GIFs interessantes passou a ser meu desafio quase que diário. Se antes eu buscava o instante decisivo do Cartier-Bresson, passei a procurar “Instantes Contínuos”; o mundo estático da fotografia me interessa hoje como subsídio para uma fotografia turbinada, seqüencial, animada e única. Deve ser herança genética...

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s